Platisfera

Bailarinos e músicos viajam por uma paisagem obscura, caminham, nadam, arrastam-se e flutuam por ilhas de plástico nos oceanos onde nova vida encontrada no plástico dá lugar a um novo ecossistema, Plastisphere.

“Plastisphere”

Origem: Portugal
Duração: 40 min
Edição: 2016

Qualquer objecto que flutue no oceano atrai vida.

Após a recolha e análise microscópicas de amostras de plástico retiradas do Oceano Pacífico, descobrimos que micróbios como bactérias, algas, e outros organismos unicelulares estão a anexar-se e a colonizar o plástico que flutua na água.

Chamamos a esta comunidade de micróbios que se propaga como uma fina camada de vida no exterior do plástico de “Plastisphere”, analogia à pequena camada de vida que cresce fora do Planeta Terra, “Biosphere”.

Estudantes e cientistas da Sea Education Association investigam atualmente que tipo de micróbios vivem no plastisphere, como conseguem colonizar a superfície do plástico e como podem vir a afectar o ecosistema marítimo.”

A pesquisa para Plastisphere teve início na ideia do consumo excessivo de plástico da nossa sociedade e rapidamente se dedicou à exploração deste novo ecosistema. Como recriar e como conseguir habitar o plástico como uma bactéria, qual o movimento que o incorpora passando por qualidades organicas, naturais, de instinto animal para texturas de plástico, artificiais e tóxicas.

Sentimo-nos a flutuar numa situação que tomou uma densidade imensa e quase irreversível.

Como será a humanidade daqui a 20 anos?


Follow:

https://www.rosanaribeiro.com/
https://www.youtube.com/channel/UCb7qCN7bs0qwvSwtbtiJZ0A

Deixa um comentário