Manso

João Manso iniciou os seus estudos musicais em 1990 com Fernanda Gomes, professora no Instituto Gregoriano, deu seguimento aos mesmos em diferentes escolas com Hélder Caetano Martins, Paulo Reis, António Cobra, Fátima Araújo enquanto se licenciava como Professor do Ensino Básico. Ingressa no Curso Geral de Jazz da escola JBJazz que frequenta durante 3 anos, em 2012 Licencia-se em Jazz e em 2015 acaba o seu mestrado em Educação Musical na Universidade Nova de Lisboa.

Ao longo dos anos teve a oportunidade de estudar com alguns dos mais conceituados músicos de jazz em Portugal.

Em 2009 foi seleccionado para representar a escola JB Jazz na 7.ª festa do Jazz, no Teatro São Luiz e em 2011 para representar o Curso de Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada, na 9ª Festa do Jazz. Em 2012 participou no festival JazzIbéria com seu grupo Madjezz.

Compôs para teatro, video, performance e animação, actuou enquanto músico na peça Navalha na Carne, Junto ao Poço, Ânima, Don Quixote de la Mancha, Montra, encenadas por Rui Pisco, Cândido Ferreira, Jorge Laurentino, Francisco Brás, Horácio Manuel e participou em 2012 no documentário Taxi Show, gravado em Lisboa.

Os seus principais projectos são os grupos Manso, Madjezz e Keep it Sample, que tocam regularmente nos principais espaços de performance em Lisboa e arredores.

Fora do país tocou regularmente na Grécia com nomes como Heleen Schuttevaer e Petros Varthakouris

“Manso”

Origem: Portugal
Duração: 40 min
Edição: 2016

Manso, ca(o)nta músicas/histórias sobre o quotidiano e suas pessoas, cruzando melodias e ritmos de raiz tradicional portuguesa com os sons da lusofonia.

Filho de uma Lisboa mestiça e multicultural, MANSO dá voz às paisagens geográficas e sonoras que a habitam, ca(o)ntando sobre o quotidiano e suas pessoas, cruzando melodias e ritmos de raiz tradicional portuguesa, batidas, sons e texturas da música lusófona e as influências europeias do jazz manouche. Apresenta um repertório em português, com composições inteiramente originais, numa atmosfera world music, cheia de humor e boa disposição.

Os caminhos dos elementos deste quarteto há muito que se cruzaram, habitualmente mais centrados no jazz, olham a música de forma livre, sem preconceitos ou rótulos, uma forma de pensar, sentir e viver que MANSO, através da linguagem introspetiva do fado, o balanço do semba, a batida do samba e a improvisação do jazz, funde num universo comum.

Ficha técnica:

João Manso – voz, guitarra
Elmano Caleiro – contrabaixo
João Roque – guitarra
Teresa Braga – bateria


Follow:

https://www.facebook.com/joaomansomusic
https://www.youtube.com/channel/UCKPQJ_TVFxXkZntBSe1nTZw/featured

Deixa um comentário